Rua Honorato Viana, 74 Praça Kennedy. Próximo ao Semáforo - Alagoinhas, BA

Maneiras criativas de acabar com a bagunça em casa

Jelzi Corretora de Imóveis
Você passa horas procurando o controle remoto (que pode estar tanto embaixo das almofadas do sofá quanto no cesto de escovas do banheiro)? Na hora de arrumar as roupas espalhadas pelo quarto nunca sabe quais estão limpas ou sujas? Leva objetos de um cômodo para o outro e depois esquece de devolver? Sim, isso é comum e muitas vezes acontece. Sabemos que evitar a bagunça em casa – ainda mais quando a dividimos com várias outras pessoas, com horários, hábitos e rotinas diferentes – é uma tarefa que pode se tornar muito complicada e até um motivo para brigas.

Essas dicas abaixo podem ajudar a manter sua casa um pouquinho mais em ordem e, cá entre nós, não dão assim tanto trabalho. Veja só:

1) Use o truque do cesto. Coloque um cesto ou engradado decorativo dentro ou perto do cômodo mais entulhado da casa – em geral a cozinha ou a sala. Coloque objetos que pertençam a outras partes da casa no cesto. Sempre que você deixar o cômodo, tire um objeto do cesto e leve-o de volta ao local de origem.

2) Classifique objetos soltos. Qualquer objeto do qual você tenha mais do que quatro exige um recipiente próprio. Bons exemplos são pilhas e botões. Reutilize latas de doces, recipientes de sorvete e vidros com tampas. Etiquete e guarde objetos de uso similar juntos num armário.

3) Tenha três cestos de roupa suja. Um para roupas brancas, um para coloridas e outro para roupas lavadas à mão. Jogue a roupa suja no cesto apropriado e não perca mais tempo separando tudo.

4) Providencie um “lar” para tudo. Não consegue encontrar o controle remoto? Vai conseguir se o mantiver num pequeno cesto, prato de porcelana ou tigela. Isso porque dar um “lar” para determinado objeto significa saber onde encontrá-lo e para onde devolvê-lo após o uso. Canetas, blocos e tesouras também podem ter lugar cativo. Faça disso um hábito e você encontrará tudo muito mais rápido – e evitará entulhar os tampos de mesas e áreas de trabalho,

5) Encaixote os brinquedos das crianças. Coloque caixotes sobre rodas e, ao fim do dia, ponha os brinquedos e a bagulhada dentro deles e empurre para trás do sofá. Use caixotes de plástico transparente para ver o que há dentro. Se não encontrar um, cole fotos do conteúdo na tampa para que seu filho consiga saber o que fica guardado onde.

Dicas dadas por Marina Góes